Conheça um pouco mais sobre um dos
projetos atualmente realizado pelo PET CS/Letras, com apoio da Secretaria de
Educação de Serra Talhada e do professorado do departamento de Letras da UAST:

O ReLATE (
Reflexões Linguísticas Aplicadas ao Texto na Educação Básica)
consiste na preparação e aplicação de oficinas temáticas para professores de
línguas (portuguesa e inglesa) e de literatura na educação básica, onde serão
elaboradas propostas de intervenção que poderão ser inseridas no contexto de
sala de aula. O objetivo principal deste projeto é expor as problematizações e
discussões feitas sobre as práticas docentes. Para isso, adotamos os Parâmetros
Curriculares Nacionais no que tange às orientações dadas aos professores do
ensino fundamental I e II e às propostas de formação continuada para educadores
de tais ciclos. O ReLATE está fundamentado nas teorias da Linguística, baseadas
nos estudos do texto (BRONCKART, 1999), da Sociolinguística (LABOV, 1972) e do
Discurso (FIORIN, 1989), assim como, nas Teorias da Literatura (cf. LAJOLO,
1982), pois estes aportes teóricos apresentam informações relevantes para a
prática docente.
Realizamos, em primeiro momento, um encontro com os
professores participantes do projeto. Distribuídos em sete grupos temáticos, os
professores apresentaram demandas relacionadas ao tema do seu grupo. A partir das
demandas apresentadas, deu-se continuidade ao projeto com a elaboração e
apresentação das oficinas. A equipe responsável por cada grupo temático
recorreu a dinâmicas e trabalhos em grupos a fim de contemplar algumas das
demandas abordadas, assim como apresentou teorias que podem auxiliar aos
professores em sala de aula. As oficinas começaram a ser ministradas no mês de
abril e serão realizadas até o mês de junho do corrente ano, na Secretaria
Municipal de Educação.
Nos
grupos temáticos, os professores do município de Serra Talhada apresentaram as
demandas comuns em sala de aula. A partir das necessidades apresentadas pelos
professores, foram elaboradas oficinas visando à formulação de estratégias que
contribuam com a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Com as etapas até aqui realizadas, concluímos que
este projeto de extensão tem possibilitado a formação dos petianos enquanto
futuros educadores, visto que estes ao terem contato com a realidade da
educação, expostas pelos professores, podem aplicar as teorias que normalmente
estão restritas ao meio acadêmico. No âmbito da educação básica, as oficinas do
projeto têm colocado os professores em contato com as teorias de maneira reflexiva,
possibilitando assim, a utilização delas como suporte para as suas práticas
docentes.
Em futuros posts descreveremos um pouco sobre cada
uma das oficinas.
Referências:
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo
sócio-discursivo. Trad. A. R Machado e P. Cunha, São Paulo: EDUC, 1999.
FIORIN, J. L. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 1989.
LABOV, W. Sociolinguistic patterns. Philadelphia, University of
Pennsylvania Press, 1972.
LAJOLO, M. Usos e abusos da literatura na escola. Porto Alegre: Globo, 1982.
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