segunda-feira, 2 de junho de 2014

ReLATE - A Menina dos Olhos do PET/CS Letras

Conheça um pouco mais sobre um dos projetos atualmente realizado pelo PET CS/Letras, com apoio da Secretaria de Educação de Serra Talhada e do professorado do departamento de Letras da UAST:

O ReLATE (Reflexões Linguísticas Aplicadas ao Texto na Educação Básica) consiste na preparação e aplicação de oficinas temáticas para professores de línguas (portuguesa e inglesa) e de literatura na educação básica, onde serão elaboradas propostas de intervenção que poderão ser inseridas no contexto de sala de aula. O objetivo principal deste projeto é expor as problematizações e discussões feitas sobre as práticas docentes. Para isso, adotamos os Parâmetros Curriculares Nacionais no que tange às orientações dadas aos professores do ensino fundamental I e II e às propostas de formação continuada para educadores de tais ciclos. O ReLATE está fundamentado nas teorias da Linguística, baseadas nos estudos do texto (BRONCKART, 1999), da Sociolinguística (LABOV, 1972) e do Discurso (FIORIN, 1989), assim como, nas Teorias da Literatura (cf. LAJOLO, 1982), pois estes aportes teóricos apresentam informações relevantes para a prática docente.

Realizamos, em primeiro momento, um encontro com os professores participantes do projeto. Distribuídos em sete grupos temáticos, os professores apresentaram demandas relacionadas ao tema do seu grupo. A partir das demandas apresentadas, deu-se continuidade ao projeto com a elaboração e apresentação das oficinas. A equipe responsável por cada grupo temático recorreu a dinâmicas e trabalhos em grupos a fim de contemplar algumas das demandas abordadas, assim como apresentou teorias que podem auxiliar aos professores em sala de aula. As oficinas começaram a ser ministradas no mês de abril e serão realizadas até o mês de junho do corrente ano, na Secretaria Municipal de Educação.


Nos grupos temáticos, os professores do município de Serra Talhada apresentaram as demandas comuns em sala de aula. A partir das necessidades apresentadas pelos professores, foram elaboradas oficinas visando à formulação de estratégias que contribuam com a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Com as etapas até aqui realizadas, concluímos que este projeto de extensão tem possibilitado a formação dos petianos enquanto futuros educadores, visto que estes ao terem contato com a realidade da educação, expostas pelos professores, podem aplicar as teorias que normalmente estão restritas ao meio acadêmico. No âmbito da educação básica, as oficinas do projeto têm colocado os professores em contato com as teorias de maneira reflexiva, possibilitando assim, a utilização delas como suporte para as suas práticas docentes.


Em futuros posts descreveremos um pouco sobre cada uma das oficinas.

Referências:
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. A. R Machado e P. Cunha, São Paulo: EDUC, 1999.
FIORIN, J. L. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 1989.
LABOV, W. Sociolinguistic patterns. Philadelphia, University of Pennsylvania Press, 1972.

LAJOLO, M. Usos e abusos da literatura na escola. Porto Alegre: Globo, 1982.

0 comentários:

Postar um comentário