quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Primeira Oficina da 2ª Edição do Projeto LEIA [2014]

O grupo PET CS Letras inicia a segunda rodada do projeto visando incentivar a prática de leitura bem como auxiliar/reforçar o processo de alfabetização.      

      Após a realização da primeira sequência de rodas de leitura proporcionadas ao bairro da CAGEPE em 2013, nesta quinta-feira (16/10), deu-se início a segunda edição do projeto Leitura e Escrita: Interação X Autonomia (LEIA) no colégio de ensino fundamental I, o PROPACC. A atividade visa, através da promoção de rodas de leitura, a criação do hábito da mesma, bem como o auxílio da alfabetização de alunos da rede pública de ensino.

      Nesta primeira roda de leitura as petianas Lucivânia Gomes (recém graduada) e Marciana Ferreira (graduanda) coordenaram a atividade, com o apoio de todo o grupo PET Letras e da Professora Alene. A mesma cedeu ao grupo sua turma, assim como sua disposição, para a realização desta nova série de rodas de leitura. Nesta edição, os alunos participantes cursam o 5º ano do ensino fundamental, e possuem entre 11 e 13 anos.


      O objetivo desta edição é reforçar o ato da leitura, mas, acima de tudo, auxiliar o aprendizado desta prática, bem como o exercício da escrita. O foco principal encontra-se nos alunos que, muitas vezes vítimas do sistema de ensino público que “não reprova”, acabam seguindo adiante em sua jornada escolar, mesmo sem ter obtido conhecimento suficiente para isso. Daí a importância do projeto, oportunizar o resgate desse conhecimentos imprescindíveis: o ato de ler e de escrever.

     Para a execução, utilizou-se como base o livro “Michillo e a Chuva”, de Cláudia Ramos. A dinâmica proposta pelas petianas possibilitou a todos os alunos um rápido, mas significativo, momento de leitura. A mesma sendo expressa oralmente proporcionou ao grupo um rápido diagnóstico da turma. Além disso, os comentários da Professora Alene foram essenciais para que se percebesse quais alunos mais necessitam de auxílio e reforço. 


      De forma lúdica e bem estruturada, foi possível inserir os alunos “dentro do livro”, e fazê-los refletirem a respeito da história, podendo, logo em seguida, expressar suas reflexões no papel. A ludicidade foi muito bem explorada através de imagens, máscaras, e pequenas brincadeiras que aconteciam vez ou outra. O envolvimento da turma foi altamente perceptível, tendo como clímax o momento do “até logo”, onde todos expressaram a vontade do retorno o grupo.


     É interessante ressaltar que as produções dos alunos realizadas hoje servirão como base para as próximas rodas de leitura. Com elas será possível evoluir o trabalho e proporcionar um melhor aprendizado para os alunos.

0 comentários:

Postar um comentário